Páginas

Orixás

Vóduns

Minkissi

Página no Facebook

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Oxolufan - O grande pai

Orixá Oxolufan

DIA: Sexta-feira
COR: Branco leitoso.
SÍMBOLO: Opáxoró e Ibí (caramujo branco)
ELEMENTOS: Atmosfera, Céu e Neve
DOMÍNIOS: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte, Paz
SAUDAÇÃO: Èpáá Bàbá, Èséwé! (Respeito ao Pai,Saúdo!)

Oxolufan (Òsóòlúfón) ou somente Olufan (Òólúfòn) é o mais velhos de todos os orixás. Oxolufan é o rei da cidade de Ifan situada na Nigéria e que ainda continua mantendo seu culto vivo na África. Sua imagem é mundial, tanto que não é quizila (contra-axé) nenhum assentar Oxolufan para qualquer pessoa devido a globalidade que essa energia tem. Oxolufan por ser velho, mantém estreita ligação com todos orixás mas principalmente com Iyemonjá, Nanã e Exú.
 Outros fatos de Oxolufan é que é um dos Oxalá's do clã Fúnfún (orixás que se vestem de branco próximo à Olodumarê) entre vários outros Oxalás que no Brasil ficaram definido em somente dois Oxalás: O jovem e guerreiro Oxoguian e o velho e sábio Oxolufan. Todos Oxalás jovens como Ajagunan, Akirê, Epejá, Igbín-Alá, Akíjolé etc... entram no culto de Oxoguian, sendo considerados qualidades de Oxoguian e todos os Oxalás mais velhos adentraram nos cultos de Oxolufan pelo fato de ser mais velho e fez com que fossem qualidades de Oxolufan, como Odúdúwá, Obátalá, Olokún, Ajáleô, Dankó, Orúnmilá-Ifá, Okô, Olokê, Oroniyan, Oxofurú, Oxóiyó, Ajalá etc... Isso fez com que o culto à Oxalá continuasse se propagando no Brasil e nas Antilhas. 
Definição Oxalá:
Oxalá é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a plataforma e a formação de todo o tipo de criaturas no Aiyê e no Órun. 
Em África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá (Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxolufan) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de Egigbó (Oxoguian), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao fato de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Òsólufón, Osógiyían, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.
Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objetos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.
O Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.
No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.
Características do filho de Oxalufã
O tipo físico de Oxolufan é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Os filhos de Oxolufan também são pessoas limpas e organizadas como qualquer bom filho de Oxalá, e isso faz com que seja uma mania, chegam a serem insuportáveis de se conviver devido a forma como querem que façam. Tendem a ser considerados chatos por todos, pois, agem como velhos, são cri-cris, rabugentos, resmungões e faladeiros, nada está bom e tudo tem que ser de sua forma. Isso se deve não por uma atitude proposital, mas ele veem o mundo de uma forma diferente e que o mundo todo tem que se haver organização em tudo, seja em sua vida espiritual, material, profissional, amoroso e demais estilos de vida, pois, se é desorganizado, vira bagunça mas, isso é o que é correto para eles e pode não ser para os outros. São dedicados, amorosos, carinhosos, atenciosos e paternais, tendem a se derreter por qualquer criança devido ver uma nova semente que irá germinar e florescer. Tendem à vícios como bebidas alcoolicas, cigarros, drogas e jogos de azar. São teimosos e rancorosos mas adoram viver em conjunto à todos.
Oxolufan é o poente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário