domingo, 31 de julho de 2016

Nsumbu - O senhor da terra

Nkissi Nsumbu


Nsumbu é o Nkissi que faz jus em devolver à terra o que lhe pertence. É muito parecido com o Orixá Omolu dos Yorubás. É o Nkissi da terra, aquele que dá em nome da terra e tira em nome da mesma, devolve a terra o que lhe pertence, os cadáveres sepultados fazendo a decomposição deles, pois o ser humano veio da terra e para ela voltará,se esconde debaixo da terra e anda pela mesma, dificilmente se desprende dela.

As Oferendas para esse Nkissi é entregue a terra, sendo assim ele não admite erros quanto a suas oferendas e cuidados em seu assentamento não virando na cabeça de ninguém.
É um Nkissi pouco conhecido, pois na nação Angola se dedica um grande respeito e sigilo no culto a essa divindade, onde só os mais velhos participam de seu culto, escolhendo a ser consagrado sempre um mais novo de responsabilidade e de boa conduta na religião para perpetuar as suas liturgias, conhecendo um pouco dos segredos, incluindo seus rituais e festejos abertos ao público chamado de kokwana (a tradicional festa dos alimentos) festejando assim as boas colheitas, a fertilidade da terra, a saúde na comunidade e louvando os kakurukas (os mais velhos.

Quando se cultua Nsumbu é preciso estar num repleto silêncio, e perante à sua preseça é aconselhável não se gritar, pois pode enfurecer rapidamente este Nkissi. Nsumbu não aceita a desordem, a desobediência, o desrespeito e a bagunça, então é aconselhável retirar as crianças para seu culto ou então silenciá-las, pois qualquer bagunça é motivo de desrespeito para este Nkissi. É o fundo da terra, a camada espessa onde se enterra os mortos, aquela terra que consome com o corpo e adere as bactérias existentes, por isso o tatu ser um dos seus principais sacrifícios.


Um comentário: