domingo, 4 de setembro de 2016

O Significado da Galinha de Angola ou Capote ( Etú )

Galinha d'angola


A galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação. A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá. Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê.

Diante das exigências primeiras sob a insígnia de Exu, o "senhor do mercado", os filhos-de-santo se inserem definitivamente em um sistema de obrigações e prestações, incorporando-se à estrutura hierárquica do terreiro, onde deverá realizar o bori, ou seja, a "feitura da cabeça", segundo os preceitos da vida piedosa de uma existência individualizada no candomblé, moldada pelos ritos iniciáticos.

O ritual do Orúko, ou dia-do-nome, revela a público a reprodução social do terreiro pela adesão de novos adeptos, que saem do recolhimento no runcó catulados, raspados, adoxados e com o corpo coberto de pintinhas brancas; metaforicamente renascidos, portanto, como galinhas-d'angola. Considerada um "bicho feito" na cosmologia do candomblé, a galinha-d'angola é o símbolo focal dos ritos de iniciação, elo de comunicação direta entre os homens e os deuses, ideal de plenitude da vida.

A obrigação final de ir à missa encerra o processo ritual de iniciação com uma espécie de desafio, que tem lugar no templo e no rito de outra confissão religiosa. A vindicação do sagrado sob a forma de um escândalo, marcado pela presença visível do povo-do-santo no espaço público da igreja católica, transforma-se em uma experiência definitivamente inscrita na memória dos novos iniciados. Afinal, por que o iaô tem de ir à missa?

No jogo entre a humildade e a arrogância dos iaôs em romaria, os limites identitários e o conflito deflagrado permitem uma interpretação que escapa das armadilhas espistemológicas do "sincretismo", insuficiente para explicar as transações e o engajamento conversacional estabelecido entre dois universos religiosos distintos e dialeticamente complementares no Brasil.

A galinha d'angola está presente nas mais importantes cerimônias do candomblé. Sem ela não existiria vida, já que representa o elemento primordial nos mitos de criação, o alimento de deuses e de homens, a oferenda propiciatória de axé e equilíbrio, enfim, o bicho "feito" tão à mostra que não se tinha dado a ela, até então, a devida importância.

Mas é justamente a guiné, a galinhola, a pintada, a conquém o fio condutor pelo qual adentramos os terreiros, participamos de suas cerimônias, discutimos conceitos de vida e axé e, ao fazê-los, estamos dando, com certeza, um passo importante em direção à compreensão de nossa formação social e à conseqüente afirmação de nossa identidade.

A história da Galinha d'Angola 


A Galinha de Angola era uma ave muito feia e por isso, afastava as pessoas de perto de si, mesmo sendo muito rica. Ela vivia abandonada em uma grande floresta em meio a sua riqueza.

Cansada de ser desprezada, resolveu consultar o oráculo sagrado no Palácio de Obatalá. Quando lá chegou, o Sacerdote a colocou para fora, dizendo que ela deveria estar usando um Alá branco para entrar na casa do Grande Deus Funfun. Ainda mais triste, a Galinha de Angola resolveu ir para outra floresta e de uma vez por todas, deixar de conviver perto de
tudo e todos.

Após 21 dias caminhando, a Galinha de Angola parou em uma floresta, sem saber que era sagrada (Igbodu). Lá, ela encontrou um velho maltrapilho gemendo de dores. Esse velho disse:

“Pare! estou muito doente e não tenho nada para me alimentar, me dê o que comer e beber, por favor,”!

A Galinha de Angola pegou tudo o que tinha e deu ao velho homem que, após saciar a sua fome e sede, caiu dormindo em sono profundo. A Galinha de Angola continuou preocupada com o velho e ficou ao seu lado enquanto ele dormia. Ao acordar, o velho perguntou-lhe, porque ainda estava lá, fazendo companhia para aquele velho maltrapilho.

A Galinha começou a dizer que não poderia abandoná-lo, pois ele estava precisando dela, dize sua história ao velho, falando que todos lhe achavam feia, com um aspecto repugnante e que não mais queria viver.

O Velho respondeu que o seu exterior não importava em nada, pois por dentro, ele era um dos seres mais belos que existia. Disse que aquela era uma floresta sagrada e que na verdade, ele era Obatalá. A Galinha de Angola ficou surpresa com a revelação, pedindo-lhe desculpas por entrar na floresta sagrada.

Obatalá pegou Efun e começou a pintar a Galinha de Angola, que ficou muito bonita. Além disso, Obatalá disse que, o maior símbolo para os iniciados era o Osù e modelou um na superfície da cabeça da Galinha de Angola, dizendo que, a partir daquele momento, ela seria o Animal mais Sagrado do Culto aos Òrìsàs, pois somente ela, traz o Grande Osù em sua cabeça.

Essa história é um grande ensinamento, pois mostra que não podemos julgar ninguém por sua aparência, mostra que não devemos jamais negar comida e bebida. Nossa religião oferta, ajuda e acolhe, essa é mensagem que devemos guardar.


11 comentários:

  1. O que significa sonhar com várias galinha dangola filhotes??
    Sonhei que minha casa ficava cheia, eram lindas.

    ResponderExcluir
  2. O que significa sonhar com galinha da Angola

    ResponderExcluir
  3. BELÍSSIMO CONTO OU LENDA SOBRE A GALINHA D'ANGOLA!GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA: A GALINHA D'ANGOLGA PINTADINHA EU TIVE INFORMAÇÃO DE QUE ESTE ANIMAL PERTENCE A ORIXÁ OXUM E NAO À ORIXÁ OBÁ E Q POR ISTO SE PINTA OS IAÔS NAS SUAS FEITURAS DE SANTO! O QUÊ FALAM SER DE OBÁ É A GALINHA DANGOLA BRANCA QUE É RARÍSSIMA!QUAL É A VERDADE?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amei esta história.
    Da galinha e mal trapilho,linda parabéns p o contador.


    ResponderExcluir
  5. Não sou do candomblé, mas minhas galinheiro de Angola gritam sem parar dia e noite. Alguém disse que isso não e normal. Meu filho faleceu há dois meses, sofremos acidente e quero saber se elas pressentem alguma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Apareceu uma galinha d'angola branca e m meu quintal.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser trocado, à galinha de Angola branca, na oferenda, quando, eu esperava que fosse pintadinha, ele, pai de santo, fez isso com migo, mais não estou tranquilo acho que está errado, gostaria de ter resposta, 51 999 44 55 75 Laura Torres Rio Grande Do Sul, por favor me ajude, des de já te agradeço

    ResponderExcluir
  8. Poi no primeiro chão que fiz à 37 anos, atrás, me foi pedido em sonho, um casal de galinha de Angola, pintadinha, de la pra ca já fiz mais três chão, e ninguém faz que pesso, agora 2/12 /22 ele matou 2 mais brands e não estou conencida que, esteja serto,pois fes de muito pequena sempre juntava as penas das galinhas de Angola, pintadinha, da minha vó e fazia arranjos, sem saber o que estáva fazendo, minha vó era uma ótima curandeira eu sempre fui uma criança diferente, e tinha vidência des de sempre, estou com 71 anos e até hoje venho tentando me achar ,será que posso contar com tua ajuda? Eu preciso fazer a coisa certa, pois acho que não foi dessa vez, mais vim de Porto Alegre, pra Torres, de carona no apicativo ,por coincidência a mãe do motorista cria galinha de Angola branca então está tudo bem, pois as três noite que dormir depois de ter recebido o sangue das galinhas de Angola branca, nas mãos, pois foi o que foi feito só tive três sonhos quando entrei no carro comecei a vir os sonhos, na cabeça, tido, o moco era do sonho e tudo mais muias coisas, exclusive as galinhas de Angola, que, à. muito s anos vendo procurando, já pedi pra que me traga u.casal ,ele volta no dia 19/12 22 pois são 12h de viagem, espero, uma luz entra em contato no watts, pois telefone, número desconhecido não atendo.

    ResponderExcluir