sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia 22/04 é Dia da Terra, é Dia de Onilé!

Onilé

Planeta Terra (Onilé)
Para quem não sabe, hoje é o Dia Mundial da Terra. Um dia na qual inúmeras nações de diversos continentes se reúnem no propósito de deixar a Terra mais limpa, conservada e verde.
Dentro dos costumes Yorubás, se cultua um Orixá importantíssimo na qual todos os Orixás mantém estreito respeito e extrema ordem. Seu nome é Onilé, A mãe Terra.
Onilé, (Oní= Senhor (a), Ilé= Terra ou Ilê= Casa), tecnicamente, Senhor (a) da Terra, ou Senhor (a) da Casa, lembrando o fato de que, o Planeta Terra é nossa casa, nosso lar, onde moramos.
Onilé é um Orixá muito antigo sendo gerado do útero de Odúduwá e do sopro celestial de Olodumarê, o Deus supremo dos povos Nagôs. Onilé é tão antigo quanto a própria existência do Aiyé, um Orixá que não possue gênero de sexo pois, acreditam-se que por ser uma divindade da criação assim como muitos outros, não se possue sexo, nem definição de de obóró ou Iyágbá.
Onilé, a própria Terra, o espírito da Terra, na qual todos os Orixás se conectam e sobre ela moram. Orixá este, que mantém estreita ligação com todos os Orixás, Imolés, Eborás e Odús. Seu culto é todo relacionado à terra já que é o elemento de consistência de nosso planeta. Este Orixá se liga à Obáluwaiyê, Nanã, Oxóssi, Ogún, Obatalá, Odúdúwá, Yemonjá, Ossaíyn e demais divindades que se ligam ao culto da terra e suas particularidades.
Saudamos todos Onilé, a Mãe Terra, o planeta Terra! E que esse Orixá nos conceba muito longevidade e vitalidade sobre ela pois, é nossa casa, e nossa proteção, é nosso próprio lar!
Cuidemos todos da Terra, contribuindo com o Meio-Ambiente, contra a poluição, pois, quem é de Axé não pode poluir o Meio-Ambiente! Aquele que polui o Meio-Ambiente, agride diretamente à Orixá Onilé, por isso, os povos Yorubás mantinham suas vilas e casas em extrema organização e limpeza, evitando de poluir e sujar rios, mares, lagos, florestas, pastos, lagoas, plantações e o próprio ar!!!
Respeitemos todos o Planeta Terra, respeitemos todos Onilé!!
Onilé Ó!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário