segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A Sociedade de Elekô - Um culto à Obá



A Sociedade de Elekô
Culto de Elekô

Do culto de Elekô, muito se perdeu com o tempo e com a opressão dos homens diante do Culto à Mulher. 

Esse é o culto da ancestralidade feminina individualizada, a grande matriarca deste Culto é a Deusa Obá, esta sociedade é considerada como justiceira, era formada por amazonas que além de cultuar as mortas, puniam os homens que eram injustos com as mulheres, defendiam a soberania feminina. 

O que Xangô representa para Egungun, Obá representa para Elerikó em Elekô. 
No culto de Elekô, temos como principal representante o Orixá Obá, esta por sua vez é a rainha da sociedade e a comandante do poder feminino, controla o poder feminino perante a politica, a justiça, a lei, a vida e ao controle da sociedade.
Em Elekô, as mulheres eram pessoas comuns ao ve - las, mas sabiam guerrear, lutar, caçar e trabalhar, são mulheres independentes, que ao foco não precisavam de homens para nada em seu culto, onde homens eram rejeitados e expulsados a entrada da sociedade, nem aos seguidores de Xango, o grande amor de Obá, não conseguiram entrar no reino, pois foi por causa de Xango que Obá criou essa sociedade, tendo como só integrantes as Yágbás, orixás mulheres, e voltado como segunda comandante sua filha Opará, muito confundida com Oxún. De todos os homens orixás que existem, chamados de Oborós, o unico que conseguiu entrar nessa sociedade foi Oxóssi, o fiel companheiro de Obá, mas não tendo integração nenhuma sobre a qual sociedade. Como um foco, Elekô é voltada as mulheres, que por varios séculos sofreram perante o poder masculino, que é representado por Oxalá e Ogún, e que ao passar dos tempos vem lutando para o poder de igualdade e de expressão, pois é a Obá que devemos oferecer as graças femininas, enquanto é a Oxun que devemos louvar, mesmo Obá e Oxun tendo suas desavenças, elas trabalham juntas para o controle do poder feminino perante ao mundo hoje.
como diz um orín de Obá " Obá Elekò a já osí" Obá a senhora do poder de Elekô, do poder feminino.

Sociedade de amazonas africanas


Orixá Obá


Oriki Iyámi Egbê (tradução)


“Mãe, proteja-me, eu irei ao rio, não permita Éméré seguir-me em casa.


Mãe, proteja-me, eu irei ao rio, não permita que uma criança


amaldiçoada siga-me em casa.


Mãe, proteja-me, eu irei ao rio, não permita que uma criança

estúpida siga-me em casa.


Ólùgbón morreu e deixou filhos atrás dele. Árégá morreu e


deixou filhos atrás dele. Ólùkóyì morreu e deixou filhos atrás


dele.


Eu não poderia morrer sem deixar filhos atrás de mim. Eu não

poderia morrer de mãos vazias, sem descendentes.”


Culto secreto à Obá em África

7 comentários: