segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Hongolo-Mea - O reflexo de Hongolo


Nkissi Hongolo-Mea



Hongolo-Mea, é a cobra femêa de Hongolo, o Nkisi do arco-íris.
Hongolo-Mea é erroneamente comparada com Orisa Yewa dos Yorubas, pois, Yewa não é a cobra femêa de Osumare, tendo esse posto a outra divindade Yorubá que mais tarde falaremos dela. Hongolo-Mea aparece junto à Hongolo no céu quando nasce o arco-íris, e cumpre um papel importante para a cultura Banto, embora muitas vezes não seja tão valorizada e cultuada como deveria ser.

É uma divindade do duilo (céu), e raramente aparece, por isso é tão comum não vermos com tanta facilidade adeptos deste Nkisi nas casas de nação Angola-Kongo, e por se tratar de uma divindade tão rara, se deve total respeito e honra quando aparece. É dito pelos mais antigos do seguimento Banto que só se pode ter uma pessoa iniciada para Hongolo-Mea em uma casa de nação Angola-Kongo e, só poderá ter outra se caso esta única venha falecer, pois, este adepto cumpre uma função dentro da casa, que é reabastecer sempre a água de todas as quartinhas dos Minkisi, e também do poço consagrado à Hongolo, na qual somente Hongolo-Mea e o sacerdote ou sacerdotisa podem mexer.

É dotada de um vasto poder, embora seja vista como o lado feminino de Hongolo, cumpre funções próprias como reabastecer o céu de água para uma nova chuva, e refletir a imagem de Hongolo, já que é dito pelos Bantos tradicionais que Hongolo foi amaldiçoado a enchergar seu próprio reflexo, contexto que merece um estudo mais aprofundado, mas aqui estou só colocando os motivos, a razão talvez seja tema para outro dia. Além de todas estas peculiaridades, Hongolo-Mea serve à Hongolo metade daquilo que recebe, por isso esta dualidade no culto de Hongolo e vice-versa (muito parecido com a dualidade de Vódun Bessen dos Fóns), vale ressaltar que este Nkisi não leva alguns adereços que Hongolo carrega devido ser uma divindade feminina, uma delas é a segunda serpente na mão que Hongolo carrega, já que ela é a própria segunda serpente que anda com Hongolo, e isto vale até mesmo dentro do seguimento Kongo, onde ela não se manifesta mas pode ser assentada.

É um Nkisi mais complicado de se trabalhar, apesar de poucas coisas que se remete à ela, é preciso muito estudo para trabalhar com esta dualidade de Hongolo que exige mais conhecimento e busca por tal, Hongolo-Mea é cultuada juntamente à Hongolo, leva como sua femea companheira, que desde a criação do mundo na cosmologia Banto é existente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário