domingo, 1 de maio de 2016

As nove penas de pássaros mais sagrados dentro do culto Iorubá.

Pássaros sagrados do culto Iorubá


Entendemos que, por pássaros sagrados temos um dos maiores simbolos a galinha d'angola e o pombo certo? Sim! e realmente são! Porém, quando se trata de cultos ritualísticos de onde iremos utilizar essas penas com uma forma mais objetiva e direta, utilizamos dai o que chamamos de "Eyés àtí àwo", ou seja, Os pássaros sagrados do culto. Quando se cultua energias ancestres é necessário que, esse culto seja direto mas, cauteloso e bem executado, para isso utilizamos de objetos de sacramentos que nos auxiliará nestes cultos como no caso o "Isán", uma espécie de vara utilizada pelos Olojés nos cultos à Babá Egúngúns e o "Sére nos cultos Ogbónni. É necessário compreender que, o uso de objetos de sacramentos vindo de animais são bem mais sagradas do que aquelas retirada de árvores, pedras ou metais. Neste caso temos as penas que nos auxilia em cultos ancestre como o culto à Egúngún, Iyá-Mí, Esú, Obatalá, Ogún, Orò, Ibejí, Orí e demais cultos de onde se invoca energias antigas e de antepassados coligados à nós.
Nove Penas de pássaros Sagrados mais utilizadas no culto conhecidas como:Penas Sagradas
Odidé (Papagaio da Costa ou Papagaio Cinza)

Odidé (papagaio da costa), a pena que cai do rabo é chamada Ekodidé e é utilizada principalmente nos ritos de Ifá, Iyami, Esù e Ori, afim de fazer algo sagrado, providenciar proteção contra ataque de maus espíritos, agressividade, perversidade, etc.
Como diz um Itan Ifá, “Aquele que deseja felicidade por onde quer que vá, use o Ekodidé”. É por isto que o Yawo usa o Ekodidé todo momento em reclusão, aquelas três voltas que ele dá no meio do Ile-Sire (salão de festa) simboliza suas futuras
andanças pelo mundo, é compreendido como um pedido de direção, proteção na vida e felicidade.

Lekèlekè (Garça Real)

Lekeleke (Garça real), a pena é utilizada nos ritos das Iyami, Ori e Obatala na finalidade de amparo, tranqüilidade e conforto.

Agbe (Turaco-Azul)

Agbe (Turaco-Azul), a pena é utilizada nos ritos das Iyami, Esù, Ogun e Ori na finalidade de neutralizar perversidade, atritos e atrair bons negócios.

Alukó (Turaco de bico vermelho)

Aluko (Turaco de bico vermelho), a pena é utilizada nos ritos das Iyami, Esù e Ori na finalidade de obter sorte, sucesso e proteção.

Igun ou Gunungun (Abutre/Urubu)

Igun ou Gunungun (Abutre/Urubu), a pena é utilizada nos ritos das Iyami, Esù e Ogun na finalidade de alcançar objetivos na vida, evitar separação no matrimonio ou conquistar o homem.

Owiwi Aramago (Coruja)

Owiwi Aragamago (Coruja), a pena é utilizada em ritos das Iyami, na finalidade de obter proteção contra os perversos espíritos da noite, ameaças e inveja.

Apáro (Perdiz/Codorna)

Aparo (Perdiz/Codorna), a pena é utilizada em ritos das Iyami, Ogun na finalidade de obter proteção contra perseguições, feitiçarias, evitar separação no matrimonio ou conquistar o homem.

Axáwo (Falcão)

Asawo (Falcão); a pena é utilizada em ritos das Iyami, a fim de obter proteção contra os perversos espíritos da noite, contra feitiços e inveja.
Awodi (Gavião)

Awodi (Gavião); a pena é utilizada em ritos das Iyami, a fim de obter proteção contra ataque de espíritos perversos, contra feitiços e agressão.

Odu Ejiogbê
Este Odu ensina que a coroa de Olofin é composta de dezesseis penas de ekodidé, porque era desta forma que homenageava sua própria cabeça.

Iré Ó!!

10 comentários: