segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aiyzan - A nata da terra

Vódun Ayizan


Ayizan, cujo nome significa "A esteira da terra" é um vódun feminino dos mais importantes na cosmologia fón. Ela é considerada a dona dos mercados e dos espaços públicos, onde as pessoas se encontram e interagem. Para alguns, ela é considerada a primeira divindade cultuada pelo primeiro ancestral. A ela também é atribuído o dom da palavra e da comunicação e desta forma está estritamente ligada à Legbá, a quem muitas vezes é associada como mãe ou esposa. Sua representação é um montículo de terra colocado no meio das praças de mercado coberto de muitas rodilhas de dezan (palmas ainda verdes e desfiadas de dendezeiro), onde os comerciantes fazem oferendas. Ayizan também é cultuada nos hunkpame, onde é responsável pelos neófitos em processo de educação, sendo seu montículo sagrado colocado no agbassá (espaço mais externo ou ante-câmara), ou no agbaji (espaço mais interno) dos conventos. O culto de Ayizan é de origem hwedá e é forte sobretudo na região de Uidá, Benim.



Seu culto é de tradição Jêje, com origem na cidade de Alladá. A devoção a Ayizan chegou ao Benin por força da cultura hwedá.
Ayizan é considerada um vodun do gênero feminino, esposa de Legba.

O nome Ayizan, significa “a esteira da terra”, ou “a nata da terra”, enfim a superfície do planeta. Por isso, tem como regência a fertilidade do solo. Sem Ayizan, não há cultivo. Contudo, não deve ser confundida com Nohê Aikunguman (a Mãe Terra), este outro vodun interligado à própria criação do mundo.

Ayizan é representada por todas as árvores cujas folhas são denominadas “zan” na língua fon, tais como a ráfia, o dendezeiro e outros tipos de palmeiras.

Talvez por sua ligação com Legba, tenham sido atribuídos a Ayizan todos os espaços públicos, inclusive os mercados. O dom da comunicação e a força da palavra, também pertencem a esta divindade.

Os objetos de culto a Ayizan são compostos por certa quantidade de terra de variadas procedências, azeite de dendê, folhas litúrgicas e demais elementos mágicos. Tudo é misturado formando-se um monte de terra cuidadosamente erguido junto às praças dos mercados mais movimentados e importantes comercialmente. Estes ajuntamentos de terra são enfeitados por rodilhas feitas de folhas de dendezeiro desfiadas e em cima de tudo, são postos jarros com pequenos furinhos.

Em frente aos montículos de terra sagrados, os comerciantes e clientes fazem oferendas a Ayizan, compostas de cereais e azeite de dendê.

No Togo, Ayizan é festejada à época da colheita de feijão.

Devido à sua ligação primordial com a fertilidade da terra e a Legba, Ayizan é associada aos ritos iniciáticos. Por isso, os cânticos em sua louvação são sempre entoados no início dos rituais e das festividades.

O culto a Ayizan é muito forte no Haiti, onde é sincretizada com Santa Clara. Naquele país, é conhecida como “Loa Aizan” ou como “Gran Aizan”, a qual se atribui a pureza ritual iniciática, o comércio e o cemitério.

No Brasil, seu culto, embora raro, sobrevive ainda em algumas Casas de tradição Jêje.
Ayizan é a própria nata da terra e a própria esteira.


4 comentários:

  1. Não é verdade que o culto a Ayizan seja raro no Brasil, muito pelo contrário, sua ocorrência é muito marcante e imprescindível nos templos Jeje tradicionais, a exemplo do Bogun, do Sejá Hundê e do Huntóloji.

    Aiyzan é invocada e adorada antes do zandró, ritual que antecede as grandes celebrações Jeje, pois representa coletivamente, todos os ancestrais de uma comunidade religiosa. Durante seus preceitos, são louvados todos os ancestrais ilustres, como os fundadores e sumos sacerdotes falecidos.

    Seu assentamento consiste em um grande pote de barro repleto de orifícios e adornado com franjas de dendezeiro (azan), que fica emborcado sobre um montículo de terra, ao qual é acrescido areia de várias procedências. Todo o assentamento encontra-se oculto em meio a cactos, geralmente o mandacaru.

    No decorrer do zandró, os primeiros cânticos são em louvor a Ayizan, aos quais as vodunsis dançam de joelhos.

    Apesar de não ser tida como esposa de Legba, Ayizan está intimamente vinculada a esse vodun, bem como a Xoroquê e a Averekete. Tal qual essas divindades, também exerce a função de guardiã dos templos Jeje, e mediadora entre todos os voduns e ancestrais.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos dessas informações para mantermos as casas de jejê ativadas,

    ResponderExcluir