quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Oxoguian - O guerreiro branco

Orixá Oxoguian

DIA: Sexta-feira
COR: Branco leitoso com Azul
SÍMBOLOS: Pilão, Mão de Pilão, Espada e Atorí (vara de guerra)
ELEMENTOS: Atmosfera, Céu e Água
DOMÍNIOS: Guerra e Paz, Evolução, Progresso e Conquistas
SAUDAÇÃO: Èpé Èpé Babá Òógíyíòn! (Viva, viva nosso pai Oxoguian!)

Oxoguian (Òsóògíyíòn) ou somente Oguian (Òógíyíòn) é um Oxalá jovem. Sempre de branco. Usa espada, escudo, polvarim e mão de pilão. Guerreiro, seu dia da semana é sexta-feira. Come cabra, e é o dono do inhame.
Oguian é Divindade Iorubá, cultuado no Candomblé afro-brasileiro.
Segundo a mitologia Iorubá, o universo foi criado por Olorun. Os filhos de Olorun são os Orixás, que receberam cada qual atribuições e responsabilidades sobre a criação de seu Pai. O primeiro e mais velhos dos Orixás é Oxalá, a quem se credita a criação do Homem.
Oxoguian é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxolufan, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxoguian, "o moço", na sua forma "guerreira" de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobre guerreiro.
Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxoguian incentiva o trabalho e a superação. Oxoguian é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.Na mitologia Iorubá, os Orixás associam-se a cidades ou regiões africanas, que seriam regidas ou favorecidas por seu respectivo Orixá. Seu templo principal é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, ou Rei de Ejigbo.
Em Lendas Africanas dos Orixás, Pierre Fatumbí Verger conta uma das lendas que Oxoguian teria nascido em Ifé, bem antes de seu pai tornar-se o rei de Ifan. Oxoguian, valente guerreiro, desejou, por sua vez, conquistar um reino. Partiu, acompanhado de seu amigo Awoledjê. Oxoguian não tinha ainda este nome. Chegou num lugar chamado Ejigbô e aí tornou-se Elejigbô (Rei de Ejigbô). Oxoguian tinha uma grande paixão por inhame pilado, comida que os iorubás chamam iyan. Elejigbô comia deste iyan a todo momento; comia de manhã, ao meio-dia e depois da sesta; comia no jantar e até mesmo durante a noite, se sentisse vazio seu estômago! Ele recusava qualquer outra comida, era sempre iyan que devia ser-lhe servido.
É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxoguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo. É um Orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gostando de mesa farta. Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome.
Sua comida favorita é o inhame. Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Daí inclusive deriva seu nome: Oxoguian significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”.
Diz-se que enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxoguian fornece inteligência e vontade para vencer. Representa o início de um movimento. Este orixá tem personalidade violenta e severa.
É com Oxoguian que se encerra o ciclo das festas de Oxalá com a festa do Pilão de Oxoguian (ojó ado)- o dia do pilão.
Características do filho de Oxoguian
O tipo Oxoguian é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquétipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo tem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Com tudo isso, as pessoas de Oxoguian se tornam pessoas que ás vezes podem não ser muito bem interpretados, e isso faz com que eles pensem que estão todos contra sí, mas talvez seja somente a forma de se expor que faça com que estejam a procura de uma briga. Os filhos desse orixá não negam um bom embate, e assim como os filhos de Ogún, estão sempre disposto em competir com os outros para que se sintam adiante de todo mundo.
Acreditam que nem tudo é boa ação e amor, e que o mundo gira num espaço em que estamos sempre competindo com outras pessoas, sejam por amor, sejam por emprego, sem por uma vaga numa indústria ou numa escola, sejam também para conseguir comida e, isso faz com que pensem que o mundo não cresce se não haver guerra, sabem que a guerra é algo ruim, mas sempre veem um lado positivo em algo ocorrido, e esse lado na guerra é a evolução, adoram a tecnologia e são fascinados por lutas, guerras, espadas, armas e combates.
Ele é o nascente e o dono das manhãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário