terça-feira, 10 de novembro de 2015

Azanado - A prosperidade


Vódun Azanado

Azannadô, Azannawodô ou Azonadô é um vodun ligado aos voduns de morada na árvore, como Loko. Era cultuado em uma grande árvore no Bogun. É um principe e é o símbolo da fartura.
Azzanado é cultuado nas casas como um vódun das árvores e seu culto na África é feito nas Baobás, pois é uma árvore ancestre que liga a ancestralidade e antiguidade da terra.
É um vódun velho devido seus antigos costumes aparecerem na fundação de Savé, tanro que é dito que Azzanado é um vódun raro e que dificilmente tem filhos e neles incorporam. Mas, é um vódun muito rico e próspero, simbolizando toda fartura e riqueza de um reino, por isso é ligado a caçador Otolú e a Azaká. É tido como o próprio odú Obará dos Jejes e para o povo de Ketú, é consagrado aos cultos de Oxúmarê e Oxóssi e lhe é saudado nos canticos à Obará-Mejí.
Azzanado é considerado filho de Loko que por ele foi criado e sustentado, e que teria crescido nas florestas onde foi criado por Loko, Azaká e demais caçadores. Por isso é prospéro e rico, pois é também um caçador, carrega um arco e flecha e caça ao lado de seus irmãos.

Mas é um vódun dividido entre dois cultos; os cultos de Dan e os cultos dos vóduns caçadores, mas tem sua origem na família, pois, é filho de Dan que fora sido criado por Loko e os caçadores. Então tanto num culto como no outro, Azzanador é louvado, e não somente aos Otòs (caçadores) mas também aos hunkpames (fazendas) das terras dahomeanas, onde é louvado junto à Azaká que também é um vódun da agricultura nas terras férteis e ricas para o cultivo aos grãos e raízes. É então louvado ás rezas das colheitas feitas nas terras de Savé, Mahí e Abohmey ao lado de Azaká.

Na nação Ketú é cultuado como uma qualidade de Oxúmarê que mantém ligação com Oxóssi devido ser caçador e agricultor. Nas terras yorubás se tem o conhecimento desse vódun que tanto é chamado de Azzanado, pois, levado juntamente com Oxóssi na época da diáspora negra que ao trazer para o Brasil, se teve um certo protesto dos escravos que juntaram forças para lutar contra os europeus que escravizavam, então povos da trino de Ketú e da tribo de Mahí se juntaram e lutaram contra essas monopolizações europeias.
Ele é irmão mais novo de Azawany (vódun este criado na floresta, mas que pertence à família de Dambirá), e com ele também tem ligações.
Sua comida favorita é a batata-doce junta com milho e temperada com dende e melado de açucar, sua cor é também o amarelo com azul-claro e vermelho. Azzanado a prosperidade.


4 comentários: