Vódun Lokô |
Loko é um vodun essencialmente daomeano cujas origens são atribuidas a dois lugares.
Loko Atisou veio de Hula.
Atidan Loko veio de Uemê (Oueme) onde é conhecido por Adan Loko.
Seu culto migrou para o território iorubá, aonde ele é reverenciado como divindade secundária.
Conhecido como Atinmé-vodun (o vodun dentro da árvore), Lôko simboliza o primeiro ser sagrado do mundo
Por isso é considerado o primogênito de Mawu e Lissá, muito embora Sakpatá seja frequentemente reconhecido por esta atribuição.
Lôko é cultuado por toda parte nos paises da África que adoram esse Vodun,
E está presente em todas as familias de voduns: Ji-vodun, Ayi-vodun, Tô-vodun e Henu-vodun.
Os vodunsis de Loko que são chamados de Lokosi e usam frequentemente a metade esquerda do crânio raspado e ostentam seus símbolos nas costas.
A árvore
Loko´tin é a árvore do Iroko.
Atin vodun são arvores consagradas a Loko.
Atin- significa árvore em fon.
essas árvores são sagradas tanto para os Fon quanto para os iorubás, por estarem consagrdas aos ancestrais.
Os Atinmé-vodun são os espiritos que habitam a Amoreira Africana conhecida como Irôco por toda a Africa (Milicia excelsa).
No Brasil consagram-se outras espécies de árvores à esse Vodun, como a Gameleira ( lokotin, Ficus doliaria), a Sumaúma de Várzea ( huntin, Ceiba petandra) O Dendezeiro ( detin, Elaeis guineensis) , o o Mamoeiro ( kpentin, Carica papaya ), etc.
Na floresta do rei Kpasse, o fundador de Uidá, existe uma dessas árvores, que segundo a lenda, é o esconderijo desse rei, que transformou-se nela para escapar da perseguição de seus inimigos.
Iroko é uma designação comum em várias linguas do oeste africano.
Algumas vezes a pronuncia se modifica de acordo com a região.
Para os fon do Benin é conhecida como Loko.
Mas a sua origem da palavra é a mesma para todos esses povos.
Vem da mesma lingua ancestral comum aos povos Idoma, Igala, Yoruba, Igbo, Edo etc.
É frequente encontrar essa árvores consagradas em fazendas, bosques sagrados, espaços públicos e cemitérios.
Para reconhece-las é só observar os objetos simbóicos que são depositados em sua base e amarrados no seu tronco.
Encontram-se frequentemente jarros, objetos de ferro, cabaças, velas, pedaços de tecido, dinheiro, pedras, garrafas quebradas e animais sacrificados.
Mas ha uma diferença entre os objetos usados para a sua sacralização de acordo com a região.
A madeira dessa árvore , conhecida como Teka Africana é muito forte e por isso é bastante procurada pela industria de imobiliários.
jeje minha nação amo
ResponderExcluirbenoy.obrigado Babá por esses incitamentos
Provido de grandes conhecimentos parabéns por esse Brog Maravilhoso àṣẹ
Estou aprendendo muito sobre os Voduns, venho de nação Nagô-Vodun meu Awrê
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