quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Casamento no Candomblé

Para quem quer um casamento indissolúvel.

Esta cerimônia tem início três dias antes do dia da Festa, dia marcado, onde estarão presentes convidados, família, etc.
Aos noivos e aos dezesseis padrinhos é obrigatório o uso de roupas brancas sendo que só os padrinhos é dado o diretio de traje de gala gravatas, salto alto e etc
Aos noivos é dever estar com os pés no chão, roupas simples, o mais humilde possível sem maquiagem, bijouterias ou perfumes.
Podem se casar noivos heteros ou não, sendo que a religião une o espírito, a matéria deverá ser maior de dezoito anos.
Crianças são aceitas como padrinhos a partir de sete anos de idade.
Casais do mesmo sexo é proibido vestirem-se de roupas contrárias ao que são, exemplo:
homem vestirem-se de mulher e mulher vestirem-se de homens.
A parte secreta de cerimonia é dito apenas aos noivos que guardarão a sete chaves como guardam seus maiores segredos.
O casamento no Candomblé é muito complexo, exige tempo de preparação e execução. para justamente ser indissolúvel.

OBS: Esta cerimônia pode ser secreta, ou aberta ao público, isso dependerá da escolha dos noivos. Essa é uma parte da cerimônia, a outra é restrita.
Esta cerimonia na África é feita e realizada pelo Orixá do local, como narra Pierre Verger, em Oyó quem celebra é Xángô, em Ilexá, Osogbo e ijimú é Oxún, em Ilobú é Erinlé, em Ketú é Oxóssi, em Egbádo é Yewá e assim por diante de orixás do culto regional, porem no Brasil como tem diversificado os orixás, o ritual matrimonial do Candomblé é celebrada pelo Babá ou Iyálorixá da casa, e realizada em presente Oxolúfan e Iyemanjá, o pai e a mae de todos, com as bençãos de Oxún a dona do amor, dando total estabilidade ao casal, aos padrinhos e aos convidados, e presente tambem nessa cerimonia o orixá do celebrante, obs: o celebrante terá que está acordado e uma pessoa do mesmo orixá do celebrante estará rodada e vestida para o concentimento do orixá do zelador (a), ex: se o zelador for de Ogún, um Ogún deve estar vestido na cerimonia, se caso for um dos orixás da cerimonia ( Oxalá, Iyemanjá, Oxún) não há necessidade de ter outro vestido.
A cerimonia é linda e tradicional ao culto do Candomblé, tendo como vista a junção dos espiritos, por isso não há preconceito algum sobre o sexo do casal. Cantando as cantigas ( Oríns ) de Oxún para abençoar o casamento e por final as de Oxalá e Iyemanjá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário