terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aluvaia - O primeiro dos Jinkissi

Nkissi Aluvaia

Aluvaia, o primeiro dos Jinkissi e o mais velho de Nkossi. Aluvaia é o grande mensageiro dos Jinkissi, levando as mensagens dos homens para as divindades e vice-versa. Aluvaia funciona como aquele que serve de intermediário para os dois mundos, então ele não para, sempre em movimento, correndo e agindo. Contam os mais antigos que à esse Nkissi que se deve o fato de se fazer a Kizomba (festa) no Nzo (casa), pois, é graças à Aluvaia que uma festa acontece, ele procede o que lhe é ofertado e se for de bom agrado, ele faz com que toda a festa ocorra nos conformes protegendo o barracão de mal-feitores, bandidos, invejosos, animais perigosos e espíritos zombateiros. Para Aluvaia se deve o fato então, de sempre lhe ofertar a farofa com dendê e pimenta que lhe é entregue jogando em três montinhos na rua em frente ao barracão, assim se oferece de Aluvaia para Njila, o guardião dos caminhos.
De Aluvaia se originou todos os Jinkissi do caminho, como Mavambo, Njila, Vangira, Mavu, Maviletango, Bombo e etc..., então sempre se refere à Aluvaia o começo da festa, em seguida seu amigo inseparável chamado de Nkissi Pembá.
Aluvaia é então o senhor dos caminhos,ruas e encruzilhadas .É um Inkisi difícil de ser definido de maneira coerente. Ele gosta de gerar disputas e provocar acidentes. É grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionários, assustados, comparam-no ao Diabo. A presença de ALUVAIÁ esta no membro ereto do macho, na penetração da fêmea, na ejaculação, na primeira célula que está em formação, na paixão, no desprezo, no engano, na dor, no consumo de álcool e tóxico.
Porém, ALUVAIÁ possui o lado bom e, se êle é tratado com consideração, reage mostrando-se servisal e prestativo. Se, ao contrário, esquecerem de lhe oferecer sacrifícios e oferendas, podem esperar catástrofes. Desta forma, revela-se o mais humano dos Inkisi, nem completamente mau, nem completamente bom.
Històricamente, ALUVAIÁ teria sido um dos companheiros de KUKUALUNGÁ, princípio feminino, quando da sua chegada a BENGUELA, e chamava-se NZILÁ. Tornou-se mais tarde, um dos assistentes de KASSUMBENCA ( SENHOR DA ADIVINHAÇÃO), que preside a adivinhação pelo sistema de NGOMBO ORACULO  e rei de ANGOLA  sob o nome de PAMBU NJILÁ SENHOR DOS CAMINHOS
Como Inkisi, diz-se que ele veio ao mundo com um porrete, chamado OGÓ, que teria a propriedade de transporta-lo, em algumas horas, a centenas de quilômetros e atrair, por um poder magnético, objetos situados a distâncias grandes. ALUVAIÁ é o guardão dos templos, casas, cidades e das pessoas e serve de intermediário entre os homens e os deuses. Por esta razão é que nada se faz sem ele e sem que oferendas lhe sejam feitas, antes de qualquer outro Inkisi, para evitar suas tendências a provocar mal-entendidos entre os seres humanos e em suas relações com os deuses e dos deuses entre si.

9 comentários:

  1. Bom dia e porque ele sai do terreiro no ponto sai-te daqui aluvaia, aqui não é seu lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluvaiá é requisitado em alguns rituais no terreiro para retirar as energias oriundas, contudo, para se dar continuidade é necessário que ele saia para que as energias desejadas sejam "acessadas" naquele ritual=. Pois assim como trás energias positivas, ele pode trazer energias ruins.

      Excluir
  2. Bom dia quando eu conheci esse ponto sai daqui aluvaia ele estava sendo usado pra um trabalho de desmanche... Agora não sei mais na minha opinião esse ponto serve pra isso supondo que alguém fez um trabalho para você e aí vem uma entidade em terra para desmanchar é cantado esse ponto para mandar embora aquela entidade que foi entregue o trabalho para te fazer mal foi Pelo que eu entendi quando eu ouvir a música também pelo que eu perguntei para Entidade

    ResponderExcluir
  3. Entam nesse caso cantamos pra aluvaia no coneço dos trabalhos para que nada ao contrario de benfeitorias acontecem dentro do barracão isso?

    ResponderExcluir
  4. Só ouvi esse ponto em casa de Angola.

    ResponderExcluir
  5. Essa oferenda de pade com pimenta que se joga no portão do terreiro pode ser feita para usar em trabalhos tb ?

    ResponderExcluir
  6. nesse ponto ha uma confusão de nomes . Aluvaiá" que é Exu da nação Angola, com "Oriubaiá" que é kiumba, espírito trevoso. Que pratica maldades e se passa por Exu
    .

    ResponderExcluir