terça-feira, 10 de novembro de 2015

Yewá - A senhora da beleza


Vódun Yewá


Vódun Yewá é filha de Azonze com Dambalá, porém há quem diga que na verdade é filha de Nanã com Dan e que fora criada por Dambalá. Yewá é um vódun feminino da familia de Dambirá também cultuada na família de Dan. Mantém estreita ligação com seu irmão Becén e com Dan Wedo, tanto que recebeu dele o dom da clarividência, tendo o dom da premonição recebida por vódun após te-lo salvo de vódun , a própria morte.
Yewá também foi reconhecida dentro dos cultos yorubás levada por seu irmão Becén. Esta leva o nome de orixá Ewá, que se envolveu com Oxóssi, Oxún, Oyá e Obá e fugiu das mãos de Xangô. 
Há quem diga que orixá Ewá e vódun Yewá não são as mesmas, devido a etimologia de origem dessas duas divindades. Alguns historiadores datam orixá Ewá sendo filha de Nanã com Oxalá Orunmilá e que tem seu culto às margens de um rio na cidade de Tapá onde é cultuada ao lado de Omolú Xapanã e Iyemonjá. Já sobre a vódun Yewá é dito que é filha de Nanã com Dan ou Azonze mas que a momento algum esteve em terras yorubanas, pois seu culto ainda se manteve intacto nas terras de Mahí, Egbadô e Abohmey. Então se criou a tese de ue na verdade Yewá e orixá Ewá poderiam não ser as mesmas. Fatos esses que ainda estão sendo estudados. 

beleza física de Yewa encantava a todos que olhassem em seus olhos, mas essa nunca se encantava com ninguém pois era o símbolo da virgindade e da pureza.

Muitos homens se apaixonaram por ela e todos foram punidos pelos deuses pois sabiam que era proibido amar a grande Virgem. Yewa adorava ver o por do sol e sempre saía a passear pelos campos floridos acompanhada por dois bravos guardiões que não permitiam que ninguém se aproximasse dela.

Era um casal de gansos branco, lindos e majestosos. Certo dia, estava Yewa a apreciar o por do sol, quando uma galinha, se aproveitando da distração dos gansos, aproximou-se e ciscou muita terra sobre as vestes brancas de Yewa, essa se enfureceu e amaldiçoou a galinha e daí para frente nunca mais quis ver uma em sua frente como também resolveu mudar suas roupas para as cores do por do sol.

Certo dia, Yewa avistou um belo homem, um guerreiro e se encantou por ele. Yewa enfrentou e desafiou todos os deuses por amor a esse homem e teve como castigo o exílio. Foi expulsa da família de Dan e considerada a cobra má.

Durante seu exílio, Yewa teve que fugir e esconder-se da fúrias dos deuses. Em sua primeira fuga, Yewa contou com a ajuda de um grande caçador e guerreiro, Oxóssi, que a escondeu nas profundeza das matas escuras, em terras yorubanas.Vejamos que Yewá chega nas terras yorubanas) encontrando abrigo entre os Iorubás, que a transformara em uma cobra boa e bela, A metade feminina de Osumaré.

Por esse motivo, Osumaré e Iyewá, em qualquer ocasião, dançam juntos. Vendo-se em um lugar sombrio e sem recursos de sobrevivência a sua disposição, Yewa aceitou o ofá que Oxóssi ofereceu- Lhe. Aprendeu a caçar junto com ele e com os demais caçadores.
A beleza de Yewa encantava e perturbava Oxóssi e aos demais que viviam nas matas, pois eles sabiam que não podiam se apaixonar por ela, temiam a fúrias dos deuses. Oxóssi então, fez para Yewa uma coroa de dans e folhas de palmeiras desfiadas. Mandou que ela a coloca-se, assim ninguém se aproximaria dela com medo das dans e as folhas desfiadas da palmeira esconderiam sua beleza contagiante.

Yewa gostou do presente pois viu nesse, a possibilidade de esconder-se dos deuses e livrar-se de sua fúria. Com o uso dessa coroa Yewa pode sair da escuridão das matas e ir apreciar o que mais ela amava e representava , o por do sol.
Faltava-lhe seus guardiões, pediu ajuda a Oxóssi e esse caçou para ela um casal de gansos negros, pois foram os únicos que encontrara. E assim, Yewa passou a ver e a viver o por do sol novamente em seu exílio. Passado um tempo, Toy Azonze foi aos deuses pedir por sua filha Yewa que já tinha sido por demais castigada. Depois de muitos pedidos e oferendas aos deuses, esses concederam a Azonze a guarda de Yewa que deveria morar com ele. Azonze embrenhou-se nas matas a procura de sua filha e a encontrou junto a Oxóssi. Como agradecimento por tudo que fez por Yewa, Toy Azonze deu a Oxóssi um par de chifres e o poder de chamá-lo e aos espíritos da caça quando assim precisasse.

Yewa foi morar no reino dos mortos junto com Azonze e com esse passou a exigir o cumprimento da moral e dos bons costumes. Em sua nova morada Yewa recebeu o caracolo ou aracolê –que nada mais é do que a cabaça mágica, que contém os pós encantado, o ofó,que são preparados e encantados com muita sabedoria de quem possui esses ensinamentos, a função do Aracolê é de proteger contra inimigos, e faz desaparecer sem que se saiba como nem porque,ou camuflar-se,dando-lhe também o poder de se tranformar no que quizer e bem entender, como por exemplo pode reaparecer como uma fada, uma bruxa,, uma velha, uma moça,, rainha, serva, como pássaro principal sinal do elemento feminino, o que a faz ser uma Elèiyé (feiticieira que se transforma em pássaro), ou como serpente animal sobre o qual exerce poder e fascínio,símbolo de sabedoria e antiguidade,e com quem tem grande cumplicidade e aliança, poderes esses adquiridos em suas origens de Vodun.Nessas horas ela se indentifica-se com Iyami Osoronga, a terrível mulher-passaro, chefe de todas as Yami (feiticeiras),portanto o ARACOLÊ é o (GRANDE ASÉ DE YEWÁ, SEM O ATO DO ARACOLÊ, E OUTROS MAIS PROFUNDOS,QUE SÃO EXIGIDOS PARA QUE A VINCULAÇÃO SEJA CUMPRIDA E PERFEITA..,,UMA FEITURA DE YEWA sem esses elementos FICA INCOMPLETA) Portanto o Aracolê é onde ela guarda os segredos dos ancestrais e os invoca quando é necessário, e o eruxim com o qual espanta os egum para o caminho de AVEJI-DA.

empre que possível, Yewa engana Eku e salva uma vida. Yewa é um Vodum raríssimo de ser encontrado no TA (cabeça) de alguém. A feitura de Yewa deve ser sempre em TA de virgens e nunca em TA de homens. Por ter o poder da vidência, Yewa tem o poder de nos livrar do "olho grande" e das invejas.

Quem sabe cuidar desse Vodum, se livra facilmente dos invejosos. Encontramos Yewa tanto nas águas quanto nas matas e mundos subterrâneos (aquático e terrestre), mas seu local preferido é sempre o horizonte, onde o por do sol faz o encontro dos dois mundos e o céu se encontra com a terra, A NOITE CHEGANDO ,local este regido pelo Odu Oyeku-meji, "Isso também é Yewa" neste momento da noite chegando Yewá se transforma em uma linda mulher, a contemplar o céu,as estrelas e adquire grandes forças mágicas. Yewa é também simbolizada pelos raios brancos do sol, da neve, o sumo branco das folhas, o branco do arco-íris, os espermatozóides, a saliva e, ainda,. representada pela cor branca do arco-íris,é representado também pela cobra femea o , símbolo da beleza e clarivedencia.

Yewá também és conhecida com outros nomes nomes entre os Yorubas.,nomes sempre carinhosos em louvor aos seus os seus poderes.,como veremos mais adiante Iroko,o vodun da árvore sagrada, mestre feiticeiro,tem uma paixão por Yewá,sua mestra e rainha, contam os mitos que ela ajudou Iroko a crescer,apesar da convivência entre os dois não ser das melhores, mesmo assim Yewá,deita-se nas suas enormes raízes como se fosse braços, nas noites de lua cheia, no horário em que ninguém se atreve a visitar o pé de Iroko, e fica a contemplar a beleza do céu estrelado e da lua na imensidão do silêncio ouvindo o vento a cantar. As virgens contam com a proteção de yewá e, aliás, tudo que é inexplorado conta com a sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode nadar ou navegar..yewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos, Orunmilá também lhe concedeu o poder da visão(veremos mais abaixo a lenda contando o porque Orunmila lhe deu esse asé) Ojiku é um Vodun Dan que sempre é muito confundido com Yewa, assim como Boçalabê que é sua irmã. Ojiku é considerado a Cobra branca e Boçalabê é uma Vodum das água doces, muito confundida com Oxún e Oyá.

Em muitas pesquisas e entrevistas que fizemos pudemos constatar a confusão e controvérsias que as pessoas fazem em relação a Yewa e esses dois orisas. Tendo um por mernor; Yewá não se deixa ver pelos olhos de todos Awo advinhos-ou olhadores),normalmente precisa-se fazer alguns atos quando surge este dilema. Suas comidas são;gosta muito Obi,azeite de dendê,aluá,mel, feijão fradinho inteiro ou descascado temperado com camarão defumado, cebola e dendê; Pirão de Batata doce bem cozida temperado; batata doce cozida e frita no dendê ,farofa de feijão fradinho,e outras iguarias que varia de ase para ase. Yewá come cabras,sagué,,pata,pombo, Obs- Yewá não come ataré, galinhas seu principal EWÓ,inclusive suas filhas também não podem comer. Yewá carrega mão mão o Tacará que é a principal ferramenta do Vodun Becén,Usa ADE feito de palha da costa e muitos búzio, nos Yorubas ela usa o Ofá dado por Oxóssi,veste-se de vermelho, usa sobre a saia uma saieta de palha da costa em cor bordo,suas contas são também vermelho encarnado,ou rajada de vermelho e amarelo.seus idéis são confeccionados em palha da costa encrustado de búzio e tranças com buzios fazendo o contorno de seus braços,representando Dan.

Sua saudação é= Ahobo boy! Hihó

Seu culto no Brasil é dedicado o dia de sábado. Conforme vimos acima a migração de Yewá para o território Yorubano vejamos como este Vodun recebe algumas variações em seus conceitos de origem e culto, Yewá-Orixá feminino, é a divindade do rio e da lagoa Yewà , Orisá do rio Yewá que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade deYewá) no estado de Ogun na Nigéria. Egbado Situado, em sul-oeste Nigéria, África. Em 1995 eles mudaram o nome ao de Yewa. História O Egbado alcançou uma independência frágil depois da queda do reino de Oyo, mas estava sujeito a ataques freqüentes de outros grupos como o Dahomey escravo-invadindo (que agarrou, entre outros, Sarah Forbes Bonetta), e várias tribos que desejaram forçar aberto as próprias rotas escravo-comerciando e embarco pelo mar. Ilaro e cidades de Ijanna tinham sido destruídas antes dos 1830s. Antes dos 1840s o Egbado tinha vindo debaixo do controle da tribo de Egba adjacente que usou o território de Egbado para forjar rotas a Badagry e o porto de Lagos. Antes dos 1860s o Egba abandonou a rota porque o britânico estava usando a marinha ativamente para tentar abolir o comércio de escravo.

Como uma conseqüência o Egba expeliu os missionários britânicos e comerciantes da área em 1867. Depois das 1890 o Egbado pediu uma proteção britânica e adquiriu uma pequena guarnição armada , ficando assim do Egba. A área se tornou parte da Colônia britânica e Protegida pela Nigéria em 1914, ficando Egbado uma Província de Abeokuta. A sede administrativa foi transferida para fora, depois da criação do Ogun Estado ,Província de Abeokuta velha. Egbado/Yewa Em 1995 o Egbado escolheu em renomear para o nome de " Yewa ", em homenagem ao Rio de Yewa que atravessa a área habitada por eles.

Eles são principalmente agricultores e há muitos artesões no processo têxtil. Eles ficam principalmente situados nas áreas de: Ado-Odo/Ota, Ipokia, Yewa Sul, Norte de Yewa, Imeko- Afon, e Norte de Abeokuta. A área desenvolveu um estilo popular de música, Bolojo chamado, nos anos setenta. O nível de população é incerto, mas pode ser ao redor 300,000. Agora que já temos as informações necessárias sobre Egbado e a mudança de seu nome para Yewá, veremos a aceitação de Yewá em terras Yorubanas e seus conceitos. Em Ilê Ifé, na Nigéria, yewa é conhecida como Yeye Iwara, mãe do carácter maravilhoso.Há diversas traduções para esse nome,porem o mais usado é “senhora da beleza”,no sentido de encanto,fascinio enfim ela é a mãe que tem poder sobre o belo. Oduduwá vivia insatisfeita com a forma horrível do Aiyê. Tamanha feiura , irritava-a muito e desencadeava sua cóleras. Orunmilá aconselhou-a a deixar o assunto nas mãos artísticas de Ewá . Não era tarefa fácil de fazer. Ewá começou a pensar como poderia desempenhar as ordens da mãe , mulher sem muita paciência , poderossísima e irascível , que não gostava de ser contrariada.Foi ter com Orunmilá , o qual aconselhou-a assumir a forma do camaleão .Assim , poderia dar conta da tarefa.Dito e feito. Ela se transformou no camaleão e , como tal , aplainou ao máximo a superfície da terra , deixando-a linda , linda e uniforme para o deleite de Oduduwa , que ficou encantada e confirmou a filha no papel da Senhora do mimetismo .

Yewa é um orixa de culto refinado exótico,a sofisticação faz parte do próprio carácter desta Iyagbá.Tambem se apresenta como mulher correta,virtuosa e bastante bela,que detesta fuxicos, e que falem alto perto de seus assentamentos,tambem não gosta de palavras de baixo calão, ou brincadeiras ofensivas de maú gosto Yewá é o Orixa dona das poções e do veneno, tendo o dom de proteger contra doenças infecto contagiosas e picadas de serpentes venenosas,tem tambem o poder de castigar os maus e agressores da natureza que é seu habitat,privando-os, em todo ou em parte das chamadas sensações perceptivas; se alguem não percebe o gosto da comida e o perfume das manhãs, se começa a escutar música barulhenta e sem qualidade,alto demais; se deixar de ver o verde das florestas com certeza invadiu os dominios da senhora das percepções e incorreu em seu desgrado. Yewá é o Orisa da música,o produto de todos os sons existentes na natureza reunidos de forma harmônica.Os sons age na emoção causando bem estar,prazer, ou repúdio e dor.É Yewá que possibilita que nossos ouvidos distingam e classifiquem os diferentes sons.

Agindo sobre os sentidos,separa a harmonia da desordem musical,proppiciando o descernimento dos sons,fazendo com que reconheçamos os sons harmonicos e os desafinados,dentro desse seus atributos ela também recebe os seguintes nomes; Ye wá= a mãe do segredo Yewá korin= a senhora do canto mágico Yewá Sòro=da fala que encanta Yewá Olojo=senhora das ilusões e de todo tipo de disfarces Yewá Ojolomi=senhora dona das aguas da chuva,das aguas caidas do céu,o dominio de Osumare Yewá òfun=aquela que propicia a oitiva e compreensão do vocábulo Yewá ohun òsó=a feiticeira de todas as coisas,ela modifica os objetospela arrumação,transformando o feio pelo belo. Obs=-a descrição de nomes acima não se refere a qualidade de Yewá É a tradutora universal,sobre a proteção de Esu no que possibilita o aprendizado de vários idiomas à um ser humano e o entendimento de todos eles,criando também, a persuasão pela fala que canta,pela força do discurso,pela magia da palavra pronunciada. Nas matas Yewá confude os invasores com sons de pássaros,gargalhadas e chocalhos de cascavéis;com o aparecimento de cobras e bichos peçonhentos; com águas em movimento e reflexos de cores avermelhadas,do coral ao amarelo forte, seus tons prediletos;confunde-os tambem com o odor das coisas;cria o cheiro de fumaça que não existe,de alimentos imaginários,de essências raras que se trnsformam em fétidas e repúlsivas.

Yewá domina as ações severas em todos os níveis,da camuflagem à metamorfose.Pode tomar a côr que quiser,propriedade de alguns animais como o camaleão,aliado da senhora dos sentidos e também é o EWO em seu culto.Por isso,o principal pedido que se faz a Yewá quando se encontramos em dificuldades é que possamos ser invisiveis para os nossos inimigos. Uma das iabás, considerada ora irmã de Iyansã, ora esposa de Oxumare, seu nome significa beleza e graça.



5 comentários:

  1. Boa Tarde....

    Queria saber se podem me tirar uma duvida, com 15 anos foi feito um Buri pra mim, na epoca o pai de santo que fez jogos os buzios e foi descoberto que dou filha de Oxum, porem nunca achei que fosse filha dela, porem na epoca esse buri me acalmou e muito.....apos muitos anos um outro babalorixa jogos buzios pra mim e disse que era Buri foi feito pra santo errado e que eu era filha de iemanja...mais uma vez não me senti filha dela.....o ano passado fui jogar buzios novamente pra ter uma terceira resposta e após ele tentar por inumeras vezes os buzios não mostrava uma resposta concreta,foi então que ele desconfiou que eu fosse filha de Yewa, ele perguntou de uma maneira diferente aos buzios e ele confirmou e nessa sim eu senti firmeza e me encontrei, porem não sou Virgem, ja sou casada e tenho uma filha e tbm as características dela eu não tenhho quase nada, a não ser a minha fascinação por ervas e seu aromas.....Sera que eu sou filha dela msmo?? msmo não sendo mais virgem e casada?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juliana. Vivo o mesmo dilema que o seu.Fui em algumas casas e me deram sempre orixás diferentes, mas na que estou frequentando quando fiz meu primeiro jogo após várias tentativas no jogo foi que o meu pai de santo afirmou que Ewa era o orixa que respondia pelo meu orí. Só que já tenho 25 anos, não sou mais virgem, portanto ele disse que Oxum era quem iria tomar conta do orí. Mas na minha feitura iria haver muita guerra entre as duas e que eu teria que assentar Ewa e Oxum.
    Já tomei obi e aos poucos Oxum está se firmando mais e mais. Só com o tempo verei como ficará minha situação. Inclusive, há algumas qualidades de Ewa que podem ser feitas em mulheres não virgens. Ou seja, ela ainda pode assumir meu ori mesmo.
    P.S: Assim como vc, tb me identifico mais com Ewa do que com Oxum. Mas amo minha duas maezinhas, sinto que sou protegida pelas duas. Ase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa me sinto mais confiante agora... acho que irei jogar mais uma vez pra ver se confirma mesmo, porém sinto Ewa muito presente da minha vida. Ase o!

      Excluir
  3. Olá, vejo que suas informações são relevantes...pois bem gostaria de saber se você tem conhecimento sobre como iniciar uma pessoa de Yéwá, já perguntei a vários babas e nenhum tem este conhecer, agora me reporto aos seus...Grata Alma

    ResponderExcluir
  4. se quiser me enviar algo, ai vai meu e-mail, almarodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir