terça-feira, 10 de novembro de 2015

Akorumbé - O guerreiro do trovão


Vódun Akorumbé

Akorumbé (Aklongbé) é um Vodun Kaviono, ou seja, é ligado ao fogo e aos fenômenos do raio e da chuva. É este Vodun o responsável pelo granizo. É guerreiro e habitualmente tem muitas ligações com Badé que é seu irmão mais jovem e ambos são filhos de Sogbo. Akorumbé aprecia a mesma forma que todos os Voduns Kavionos comidas com quiabo.
É guerreiro e chefe da tropa des terras à Hevi, lidera suas tropas com força e agressividade, então é um vódun que não pode ser contrariado, caso isso aconteça, ele é impiedoso como Azaká e puni com queimaduras, incêndios e até mesmo com morte carbonizada.
Chefiou por partes de um período as tropas de Abohmey e que chegando á Tapá se depararam com o enorme exército dos Nupês. Maioria de seu povos acabaram sendo escravizados em terras Nupes e muitos adotaram o culto à esse vódun nas terras yorubás dos Tapás, onde então ficou conhecido e atendido pelo nome de Alabá ou por Akoro, onde recebera parte do título de Ogún, o Akoro, mas seu Akoro vem de Akorumbé que é seu nome e não por ter nada relacionado ao orixá nagô Ogún.
É um dos filhos de Sogbô irmão de Badé e parceiro de Sogboadan, foi lhe ensinado por Sogbo desde pequeno a guerrear e usar armas. Então foi dado á Lokô cuidar dos costumes de Akorumbé, motivo pela qual se trata desse vódun aos pés de Loko.
É calado e turrão, e prefere a solidão, não aceita comparações e também a desordem por isso, Akorumbé não é muito visto em cabeças, até mesmo nas terras yorubás onde é cultuado como uma qualidade de Xángô, possui poucos filhos e adeptos de seu culto. 
Foi dito por Pierre Verger, que Akorumbé é equivalente à Xangô e aquele da família Jí-vóduns que mais se aproxima à Xangô e seus costumes. Não tem muitas informações sobre isso, mas há quem diga que Akorumbé teve um filho com Axabó, e que seu filho teria tomado seu posto em Tapá quase indo tomar as terras em Abohmey, sendo destronado pelos exércitos de Sakpatá e Averekéte.



8 comentários:

  1. "...até mesmo nas terras yorubás onde é cultuado como uma qualidade de Xángô, possui poucos filhos e adeptos de seu culto."
    Ele é cultuado como que qualidade de Xangô ?

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia Novo!
    .
    Gostei da história e se puder, por gentileza, ter mais detalhes desse vidun.
    .
    Meu e-mail é kleberletras@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei porque meu filho e vodum de akorumbe amei essa história 18/11/2021

    ResponderExcluir
  4. Vou ser iniciado brevemente , e vou ser feito de vodun akorwmbé , estou tão ansioso por esse momento fugi por tanto tempo mas o tempo não falha estou preparado! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai enquanto há tempo vão fazer besteira na sua cabeça, no mais será feito Sangò em você!

      Excluir
  5. Uma Doné Trans diz que vai iniciar este Vodun, cujo essas informações a cima estão em parte erradas!!! Akorwmbé kkkkkk

    ResponderExcluir