terça-feira, 10 de novembro de 2015

Avereléte - A pescador dos Só-Vóduns

Vódun Averekéte

Averekete ou Avelekete é o filho caçula de Agbe e  era como chamavam Khevioso, Hevioso ou Heviosso.
Na verdade, muitos consideram com sendo um vodun jovem, do elemento fogo (Hevioso), mas que tem estreita ligação com os voduns das águas (Aziri ou Azili) é conhecida como Aizan Velekete no Haiti.
É cultuada no Xambá como Afrekete.
No Tambor de Mina do Maranhão, Averekete é um vodum jeje-nagô masculino associado ao orixá Logún-Edé dos yorubás e é invocado geralmente para abrir as 'portas' para os demais encantados, sobretudo os caboclos.
Toy Averequete tem clara relação com as águas salgadas pois em grande parte dos cânticos a ele entoados é chamado 'rei do mar'.
Há também uma variante mais jovem deste vodum, (A)Verequetinho que tem ligações com a orixá Ewá.

Avlekete ou Averekete é um vodun ligado à pesca e a caça, erroneamente comparado ao orixá Logun Edé e a um outro vodun chamado Ajaunsi. Estas divindades são bem diferentes uma da outra, sendo sincretizados, talvez, pela característica de ambos serem ligados a caça e a pesca, mas a cosmogonia deles é bem diferente.

Logun Edé é um orixá de Ijexá filho de Oxun e Odé, ligado a caça e a pesca, um dos mais belos Orixás, pois assim também a beleza é uma característica de seus pais. Suas cores são o azul turquesa e o amarelo ouro e tem como símbolos a balança, o ofá, o abebè e o cavalo marinho.

Averekete nasceu da união do vodun Sogbo com Naeté (em outros mitos com Naé Agbé), tornando-se então um elo entre os voduns do céu (jí-voduns) e os voduns do oceano (tó-voduns). Desempenha a função de mensageiro entre estes voduns. É visto como um vodun jovem, com idade semelhante a de um adolescente. Vive na beira do mar e tem como símbolos o machado simples, o anzol e o punhal. Suas cores são o azul, o vermelho e o branco. Na Casa das Minas é usado o termo tóquen ( tóqüen ) ou toqueno (toqüeno) para designar Averekete e outros voduns jovens tidos como adolescentes.
No Jeje Mahi, Averekete pertence a família dos Voduns Kavionos (ou Hevioso), visto como o filho mais jovem de Sogbo.



Um comentário: