![]() |
Vódun Sohokwê |

Afinal, Sòròkè é uma qualidade de Ògún ou de Èsú?
Sòhòkwè não é nem Èsú nem Ògún e, sim um vòdún independente, com culto próprio e de características próprias que acabou por ser fundido a cultura desses dois òrísás por ter coisas em comum. Isso ocorreu também com outros vòdúns(tais como Sògbòádàn, Àgbòtò, Ázànsú, etc) que, por falta de estudo e de fundamentação, passaram a fazer parte do culto de outros deuses, deixando de ser uma divindade de culto próprio e assimilando a cultura da divindade á que foi adjunta. Sòhòkwè é o guardião das casas de djèjè, onde Sòhò(lê-se sorrô) significa guardião e kwè(lê-se Qüê) significa casa. Seu assentamento é fixado ao chão, cravado na terra, ao lado do assentamento do vòdún Légbà e do vòdún Tògún ou Gú. Sòhòkwè não é iniciado na cabeça de nenhum adepto pois o mesmo não incorpora, ou seja, não se manifesta através de transe. É iniciado apenas na cabeça de Ògàns e Èkédjís e, possui a função de manter a ordem dentro das casas de djèjè, punindo e cobrando quem as derrespeita. Sòhòkwè é o caminho formado pela lava após ser expelida do vulcão, possuindo muito fundamento com Gbádé, Sògbò e outros vòdúns que moram nos vulcões. Sua cor é o Azul escuro e o vermelho, seu dia da semana a segunda-feira e sua saudação Áhò gbò gbòy Sòhòkwè!!!
Quando aparece um filho "rodante" com arquétipo de Sòhòkwè faz-se Ògún Mèjì ou Èsú Ínà uma vez que, Exú Sohokwe e Ogún Sohokwe não existem.
O fato de se existir um Ogun Xoroke e Exú Xoroke, é pela confusão que fazem á epítetos que às vezes os orixás recebem por um feito na vida, ou por uma qualidade existente, como é o fato de Xoroque. Existe um orín à Exú que se diz " Esú Sòrókè, à jí gbàlé akáráró ". Este orín retrata orixá sendo aquele que mais fala, ou seja, Exú o que fala mais alto ( Sòró - Falar, Okè - Alto, maior ), porém qualquer orixá pode ser considerado Xorokê devido significar " Aquele que fala mais alto ". Devido à isso, confundiram este epíteto de Exú com o vódun Sohokwê, que é o protetor das casas de Jeje. Talvez pelo fato da pronuncia serem praticamentes iguais, ou pelo fato de Exú proteger as casas de Ketú e Sohokwe proteger as casas de Jeje. Quando se teve o conhecimento deste vódun em Ketú, tiveram que associa-lo à algum orixá como fizeram com Sogboadan que fora associado como um "caminho" de Xango. Então para também cultua-lo resolveram coloca-lo nos cultos de Exú pelo fato de ser o guardião e também ser ligado ao fogo, já a parte que o define como uma "qualidade" de Ogún seria talvez pelo fato de ambos serem guerreiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário