quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sogbô - O grande raio

Vódun Sogbô

Sogbo vem a ser um dos grandes reis, juntamente com Azunsu e Dan Gbesén. Seu nome significa " Grande Raio " ou " Grande Fogo ". Há quem diga que siginifica também " Carneiro de Fogo ".
É o grande rei dos Mahís e portador de uma família chamada panteão Hevioso.
O panteão hevioso une voduns que possuem ligaçõ
es com os elementais e fenômenos da natureza. O principal vodun dessa família é Hevioso, o deus dos trovões e do fogo(muito similar ao òrísá Sàngò dos iorubás) cujo nome significa ave que projeta fogo. Sogbo é uma divindade poderosa, muito presente no dia-a-dia dos seres humanos, analisando tudo o que ocorre e julgando-os, condenando ou absolvendo. Tem como símbolo o Àsón (chocalho de Hevioso) e o Sóòzòví (machado de uma lâmina). Tem como elemento o fogo, sendo um vodun de temperamento forte e agressivo. Sogbo detesta Akututos (ègúns) e quando está por perto os afugenta. Tem como principal Kizila o Avun (cachorro), uma vez que para os dahomeanos esse animal seria o principal emissário de Íkú ( a morte). Outros voduns também se destacam nesse panteão, possuindo culto mais abrangente e cabeças iniciadas.
Gbadé é o mais temido e arteiro, sendo jovem, brigão e morador dos vulcões, sendo um vodun muito quente; Sogboadan seria um voduns real que simboliza a junção da família Hevioso com a família Dan gbírá, unificando ambas energias (terra e fogo). Seria uma serpente alada capaz de cuspir fogo. Akorungbé é um vodun mais velho e seria o senhor das chuvas de granizo. Averekete um exímio pescador que vive nas águas dos oceanos e daí por diante, sendo cada vodun com suas características, mitos e cultos próprios.

Sogbo gosta de quiabo e amendoim; Representa o crescimento, o progresso e o comércio. Senhor de todo processo financeiro da sociedade, tendo como propriedade o preparo das pessoas para exercer suas funções e através delas serem remuneradas e garantirem sua sobrevivência. Sogbo é a vida, a saúde e o sexo, sendo um dos deuses mais belos de dahomey.
Tem como dia da semana a quarta-feira e como cor o marrom e branco. É sem dúvida um vodun muito poderoso, cuja importância no culto é indiscutível e sua presença indispensável. 

Aho gbo gboy Sogbo!


6 comentários: