quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Desembarcações de navios negreiros no Brasil


Existiram vários portos onde se houveram as desembarcações dos navios negreiros no Brasil. Muitos africanos sendo tirado de vários países do continente africano divididas em dois povos originários do norte e outro do sul, esses sendo os Sudanenses e os Bantos. Entre os países, se houve muitos deles que tiveram seus povos arrancados por colonizadores europeus para serem levados ao Brasil como escravos, países como Angola, Guiné-Bissau, Nigéria, Benim, Congo, Moçambique,Costa do Marfín, Serra-Leoa e Togo. Estes foram desembarcados em pontos extraordinários de cais e portos feito pelos colonizadores portugueses, e em muitos deles, vários negros escravos foram deixados onde hoje são capitais e metropolitanas brasileiras. Como cita-se abaixo, os escravos foram retirados de seus países oriúndos e deixados em costas de cidades brasileiras até então, nomeadas como províncias de capitanias-hereditárias do século XV:

Salvador ( Bahia ) - Foram desembarcados praticamente todos navios negreiros do tráficos, estes sendo de: Angola, Congo, Nigéria, Benim, Costa do Marfín, Serra Leoa, Togo, Guiné-Bissau e Moçambique.

São Luís ( Maranhão ) - Houveram-se desembarcações vinda de Benim, Togo, Costa do Marfín, Serra Leoa, Nigéria, Congo e Moçambique.

São Paulo ( São Paulo ) - Houveram-se desembarcações vinda de Nigéria, Benim, Congo, Angola e Costa do Marfín.

Rio de Janeiro ( Rio de Janeiro ) - Houveram-se desembarcações vinda de Nigéria, Angola, Congo e Moçambique.

Porto Alegre ( Rio Grande do Sul ) - Houveram-se desembarcações vinda de Angola, Congo, Benim e Nigéria.

Recife ( Pernambuco ) - Houveram-se desembarcações vinda de Benim, Togo, Costa do Marfín, Serra Leoa e Nigéria.

Muitas dessas desembarcações foram feitas ao passar do tempo colonial e da diáspora negra, entre as principais, somente quatro eram as rotas, estas seriam Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Mas, com o tempo passando e o lucro dos tráficos aumentando, foram inclusas mais portos para o tráfico, estes sendo São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Não se estruturando só nisso, houveram depois várias cidades que começou a negociar os escravos para seus colonizadores e, sendo assim, outras capitais aderiram os escravos para seus serviços, como é o caso de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Paranaguá (PR), Belém (PA) do antigo Grão-Pará, Goiânia (GO) e Bauneário Camboriú (SC). Províncias e capitais adicionando o trabalho escravo como atividades secundárias, já que para as cidades litorâneas eram de capital economica a pesca e venda, e para as cidades do interior a agricultura ou a agropecuária.

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